Barra de Localizaçâo

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

EAD – Mitos e Verdades

As instituições investem mais em tecnologia do que em conteúdo – VERDADE
Em 2007, os gastos com aquisição de tecnologia, laboratórios, softwares e serviços de internet consumiram 71,8% dos investimentos das instituições. Em 2009, além do investimento em tecnologia, também houve destaque para gastos com estrutura física (aquisição de equipamentos e acervos para bibliotecas e bancos de dados). Fredic Litto, presidente da Abed e pesquisador do tema há mais de 40 anos, ressalta que só essa infraestrutura não faz uma Educaçã a distância de qualidade. “Igualmente importante é o investimento em conteúdo. Por isso, no momento de procurar uma faculdade a distância, não cabe se deslumbrar com inúmeros itens tecnológicos apresentados e achar que o curso é bom pela simples presença deles“, alerta. Deve-se ficar de olho principalmente no material didático. As instituições picaretas costumam investir pouco, terceirizando essa produção, o que pode afetar de forma direta a qualidade.
# O que pensar das instituições de Ensino Superior que aderem à apostilas?


Essa modalidade de ensino está paulatinamente se desenvolvendo, já cresceu 45.000% em número de alunos. Todavia, o déficit na fiscalização e acompanhamento dos cursos, bem como, a pouca verba destinada aos tutores (profissionais que acompanham a aprendizagem dos grupos), comprometem a sua qualidade. O investimento em tecnologia é significante, e o material didático?

Em alguns países da Europa a EAD têm tradição e qualidade, os profissionais dessa modalidade são disputadíssimos. Aqui, a EAD ainda está se afirmando, e pelo "interesse" destinado a educação no Brasil... Penso que vai demorar um pouco para avançarmos nessa modalidade e não só nela.
 
 Para onde estamos caminhando? As mudanças ocorrem com muita rapidez, e os avanços tecnológicos estão intimamente atrelados a essas mudanças. Essa rapidez pode implicar na qualidade dessas transformações. Avanço sem controle, para mim, simboliza regressão. 
Como propiciar um desenvolvimento tecnológico aliado ao desenvolvimento sustentável da humanidade, com inclusão, qualidade e controle?

6 comentários:

  1. Bom postagem. Agora já "sei" qual é o lado bom das coisas ruins!

    ResponderExcluir
  2. legal essas informações!!
    Ah você está linda nesta foto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Muito importante essa reportagem da revista para nós refletirmos o que é a Educação à Distância?Além disso saber quais mitos e verdade e mas importante saber e que a qualidade do ensino ou conteúdo depende da instituição escolhida.

    ResponderExcluir
  4. Bacana essas informações!Elas mostram o quanto de mitos estar carregada à EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.Não poderia deixar de comentar que suas fotos estão lindas!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Lane muito importante essa postagem .Eu tinha uma idéia diferente de ead.E pude ver que nem tudo o que parece é ! Parabéns ...
    AAA seu blog esta lindo !
    tambem como poderia não estar com tantas fotos suas neh !! suahsauhsau
    bj

    ResponderExcluir