Barra de Localizaçâo

sábado, 13 de novembro de 2010

Espetáculo Bença 

 

Tradição e tecnologia integram-se e permitem até que os atores contracenem com “personagens” da vida real trazidos através de suas projeções. E isso graças aos registros em vídeo dos encontros e entrevistas realizados na etapa anterior do projeto.

 

O espetáculo é constituído por sete temas principais que correspondem a sete diferentes blocos: Começo, Mais Velhos, Respeito, Crianças, Morte e Fim. Meia hora antes do começo da peça, a ação já está em andamento – enquanto a plateia vai se acomodando, os atores estarão visíveis no tablado, cantando e tocando tambores e atabaques. Os telões também já estarão ligados, com imagens de atores negros que atuavam antes de 1990, ano de surgimento do Bando de Teatro Olodum. Para completar, dois componentes do elenco filmam a entrada do público, com transmissão simultânea. A partir daí, a cada bloco dois atores se revezam na filmagem do próprio espetáculo.

 

Com linguagem contemporânea e não linear, a peça, ao falar dos mais velhos, trata a passagem do tempo como algo construtivo e enriquecedor. Não um tempo cronológico que simplesmente passa, mas o tempo das coisas, ou seja, ele é circular e traz benefícios.


Com essa energia ancestral de orixá, tudo conspira a favor de uma justa homenagem à companhia negra mais popular e expressiva da história do teatro na Bahia.

5 comentários:

  1. É sempre bom conhecer uma artista baiana.
    Parabéns pelo seu talento, percebí isso vendo teu blog!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada linda!!! Fiz este blog por conta de uma disciplina da faculdade (Educação e tecnologias contemporâneas)... Mas acho que encontrei uma outra utilidade, rsrs!!! Nos encontraremos por aí!!!!
    BeijãooOO!!!!
    Axé!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns,
    o espetáculo é muito LINDO.
    É sempre bom respeitar e beber os saberes que os nossos mais velhos tem a nos ensinar. Esperemos o TEMPO nos dá as respostas que buscamos.
    Há não come o caroço do fruto, porque é lá que está o segredo.

    BjO tú estava linda*

    ResponderExcluir
  4. Olá Elane, infelizmente no dia 01 de dezembro não pude lhe desejar uma excelente viagem e muito sucesso e felicidades em sua carreira. Abraço !

    ResponderExcluir
  5. Sucesso Elane!
    Que você possa estar colhendo bons frutos aí na África.

    ResponderExcluir