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domingo, 12 de setembro de 2010

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX.

BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 70-81.
 
  Maria Helena Silveira Bonilla inicia o seu texto falando da velocidade com que as mudanças estão ocorrendo e de forma tão abrangente, que vem causando alterações nas formas de organização social. Podemos influir dai, que a falta de equilíbrio entre o desenvolvimento econômico/tecnológico e o social/ambiental se dá por conta da profundidade dessas mudanças da sociedade contemporânea. E toda essa realidade complexa reflete no sistema educacional, haja vista que a Escola se fundamenta num emaranhado de influências a nível global, nacional e local, segundo a autora.

  A seguir Bonilla, através da cosmovisão medieval, moderna e contemporânea, busca o entendimento das diferentes idéias de ordem. Com a exposição da cosmovisão da sociedade medieval, percebi o quanto as inovações despertam interesses ambíguos. A imprensa assim como possibilitou a difusão das concepções de mundo, também possibilitou ao homem (mulher) a simplificação do real, impondo um sentido a realidade sustentando-se em suas experiências e saberes anteriores.

  "Em consequência, a um empobrecimento do real e o saber assume um caráter eminentemente instrumental, ou seja, passa a ser um instrumento com o qual o homem manipula as coisas e estabelece o seu domínio sobre o real." (BONILLA, Maria Helena).


  A Escola reproduz essa visão fechada à exterioridade sem admitir a expressão das diferenças e negando a formação da identidade. Os professores não dialogam com as mudanças que ocorrem na sociedade e continuam reproduzindo o modelo de "Educação Bancária" ( Paulo Freire).

  "A noção de ordem da escola atual que tem como base o princípio da formação científica, a existência de um conhecimento "verdadeiro" que deve ser transmitido ao aluno, sendo o professor o detentor e controlador dessa verdade."(BONILLA, Maria Helena)

  O ser humano está em constante processo de desenvolvimento que acontece dentro ou fora da Escola, numa roda de capoeira ou numa aula de teatro, por exemplo. Quando uma pessoa chega à Escola carrega muitos saberes, que por sua vez, deveriam ser trocados, construídos, reconstruídos... Professores e alunos num processo simultâneo de produção de saberes. Contudo o que há é uma educação metódica e engessada e o conhecimento vem como "pacotes."

  "Esses "pacotes" não dão margem aos redirecionamentos que o contexto de cada escola exige, nem estão sujeitos às adaptações que se fazem necessárias durante sua execução, sujeitando alunos e professores ao papel de copistas, receptores e reprodutores de conhecimento alheio. "(BONILLA, Maria Helena)


  Por fim, a autora propõe a complexidade, o interacionismo, o pensamento contextualizado e sem fragmentações. Uma Escola dinâmica, que dialogue como a sua comunidade. Uma Escola multicultural, dinâmica, que agregue a diversidade e peregrine com as mudanças do mundo contemporâneo.





5 comentários:

  1. Muito bom texto!
    Muito rico em conteúdo!
    Bjos

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  2. Então Elane concordo com você uma ideía que vale ressaltar é a da cosmovisão,ou seja uma visão mas ampla onde vc coloca muito bem essa ideía de enxergar o exterior da escola e não ter a escola como um espaço fachado sem ligação.

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  3. amiiiiga!!!
    seu blog esta fantasticoo!!!
    gostaria de destacar esse trecho do seu texto:

    "A noção de ordem da escola atual que tem como base o princípio da formação científica, a existência de um conhecimento "verdadeiro" que deve ser transmitido ao aluno, sendo o professor o detentor e controlador dessa verdade."(BONILLA, Maria Helena)

    Essa ideia de transmissao caracteriza bem a educacao tradicional!

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  4. Muito bom texto!
    Muito rico em conteúdo!
    Bjos
    Rafa Ritter

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  5. Ameegannn, parabenzão, ein! Mesmo eu te dando todos os bolos possíveis, vc conseguiu fazer um broguín bem útil.

    BjãoOOOO

    Lindona!

    (;

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